Galáxias do Conhecimento


Teia Cósmica
A TEIA CÓSMICA - Estrutura em larga escala do Universo Observável. [Imagem: V.Springel/Instituto Max Planck de Astrofísica]


Imagem transparente

Estruturas do Universo

Todas as formações cósmicas que conhecemos estão contidas na estrutura representada na imagem anterior, uma simulação da teia cósmica, visão em larga escala do Universo Observável. Como será que isto se formou?

Um cenário verossímil para a evolução do Universo seria uma dispersão uniforme da matéria, após o Big Bang, de modo que não surgisse qualquer estrutura diferenciada. No entanto, são muitos os objetos que vemos no espaço.

O fato é que a expansão provocada pelo Big Bang não ocorreu de modo uniforme ao longo do tempo. Sutis flutuações, ocorridas nos primeiros momentos, determinaram a formação dos objetos celestes.

Nos links a seguir, apresentamos as características físicas e o ciclo de vida das estrelas e de outras entidades que delas se originam: supernovas, anãs brancas, estrelas de nêutrons, sistemas binários, variáveis cataclísmicas, transientes de raios X e os intrigantes buracos negros.

Investigamos, ainda, outros fenômenos de comportamento singular: fundo difuso, erupções de raios gama e a misteriosa matéria escura. Também discorremos sobre as galáxias, formações que agrupam, em média, aproximadamente 100 bilhões de estrelas e se apresentam em diferentes formatos: espirais, espirais barradas, elípticas e irregulares.

E não podemos nos esquecer de nosso "bairro" na Via Láctea: o Sistema Solar, com o Sol, 8 planetas, planetas anões, luas e outras estruturas, com destaque para nosso lar, o Planeta Terra. Por fim, voltando ao espaço profundo, vislumbramos outros mundos, os exoplanetas.

Edição: Mauro Mauler - Atualizada em 13/04/2024.

Siga-nos no Instagram: @mauromauler

Contato: [email protected]



Estrelas
Estrelas


Estrelas
Supernovas


Estrelas
Estrelas de nêutrons


Estrelas
Anãs brancas


Estrelas múltiplas
Estrelas múltiplas


Estrelas
Variáveis cataclísmicas


Estrelas
Transientes de raios X


Estrelas
Exoplanetas


Estrelas
Galáxias


Aglomerados de galáxias
Aglomerados de galáxias


Galáxias ativas
Galáxias ativas



Erupções de raios gama
Erupções de raios gama


Buracos negros
Buracos negros


Fundo difuso
Fundo difuso


Matéria escura
Matéria escura

Veja também...

Em um ínfimo ponto na imensidão da teia cósmica, confinados no centro do Universo Observável, aqui estamos nós, em um pequenino planeta que faz parte de um sistema planetário localizado em um braço externo da Via Láctea:

Sistema Solar Sistema Solar

Pelo que sabemos até o momento, nosso sistema abriga oito planetas, cinco planetas anões e muitas luas, além de inúmeros asteroides, cometas e outros corpos menores. (Leia mais...)


Créditos das imagens:

Menores: NASA's Imagine the Universe
(exceto exoplanetas)

Concepção artística de ambiente em exoplaneta:
NASA/Ames Research Center/Daniel Rutter

Sistema Solar: NASA Science - Solar System Exploration



★ Edição: Mauro Mauler - atualizada em 13/04/2024.


Remanescente de supernova

GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock