O Sistema Solar
Nosso sistema planetário, o Sistema Solar, está localizado no braço espiral mais externo da galáxia Via Láctea. Estamos no terceiro planeta a partir da estrela central, que é o Sol.
Os oito planetas do sistema são, na ordem de distância ao Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Urano. Além deles, temos os planetas anões Ceres, Plutão (que tinha status de planeta, até 2005), Éris, Makemake e Haumea.
Mas nem só de planetas e planetas anões se faz um sistema planetário. Partindo do Sol e navegando até os últimos limites do sistema, passamos por regiões bem diferenciadas e vemos estruturas bem interessantes.
Os asteroides, por exemplo, são formações rochosas remanescentes das origens do sistema. A maior parte deles está concentrada no Cinturão de Asteroides, que fica no caminho entre Marte e Júpiter.
Bem mais à frente, depois de Netuno, chegamos a outra fronteira: o Cinturão de Kuiper, que tem um formato de pneu (ou rosquinha) cheio de objetos gelados, dentre eles Plutão. De lá vêm cometas que ocasionalmente brilham em nossos céus.
Outros cometas, daqueles que aparecem de muito em muito tempo, parecem ter origem na Nuvem de Oort, uma longínqua região que forma uma "casca esférica" envolvendo todo o resto.
Por fim, a última fronteira está nos limites da heliosfera, a bolha magnética produzida pelo Sol. A sonda da NASA Voyager 1, lançada em 1977, a ultrapassou em 25 de agosto de 2012, tornando-se a primeira nave feita pelo homem a adentrar o espaço interestelar.
A viagem é longa e cheia de turbulências. Confira os links abaixo e viaje por todas essas regiões e mundos de nosso Sistema Solar.
Edição: - Última atualização: 04/11/2023.
Siga-nos no Instagram: @mauromauler
Contato: [email protected]