Ganhadores do Prêmio Nobel
Categoria: FÍSICA
WILHELM WIEN
Quando um corpo totalmente escuro é aquecido, ele emite luz visível e outros tipos de radiação eletromagnética. O espectro dessa radiação depende inteiramente da temperatura do corpo e não de sua composição.
Em 1893, o físico russo Wilhelm Wien (1864 - 1928) formulou sua lei de deslocamento, que indica em qual comprimento de onda a radiação é mais intensa, a uma determinada temperatura. Em outras palavras, descreve a radiação do calor, de acordo com a variação de temperatura.
A chamada Lei de Wien é expressa pela seguinte equação:
Onde:
- λmax = comprimento de onda, em metros, em que se verifica a intensidade máxima de radiação.
- b = constante de dispersão de Wien, em m.K (metro x Kelvin) = 2,8977685 x 10-3 m.K
- T = temperatura do corpo, expressa em kelvins.
Wien ganhou o Prêmio Nobel de Física graças a esta contribuição à Ciência. Sua fórmula não se aplica a comprimentos de onda mais longos, mas foi a base para que o físico alemão Max Planck (1858 - 1947), Nobel de Física de 1918, propusesse, em 1900, uma lei mais precisa para descrever a variação de densidade da radiação do calor.
Neste e em outros aspectos, o trabalho de Wien contribuiu para a transição da Física Newtoniana para a Física Quântica. Max von Laue, outro grande físico alemão e ganhador do Nobel de 1914, escreveu: sua "glória imortal" foi que "ele nos conduziu até os portões da Física Quântica".
Breve biografia acadêmica
Wilhelm Wien nasceu em 13 de janeiro de 1864, em Fischhausen, na Prússia Oriental, e cursou seu ensino básico, a partir de 1879, primeiro em Rastenburg e depois, de 1880 a 1882, na City School de Heidelberg.
Em 1882, ingressou na Universidade de Göttingen para estudar Matemática e Ciências Naturais e, no mesmo ano, foi para a Universidade de Berlim.
De 1883 a 1885, trabalhou no laboratório de Hermann von Helmholtz e, em 1886, obteve seu doutorado, com uma tese sobre seus experimentos com a difração de luz em seções de metais e sobre a influência dos materiais na cor da luz refratada.
Em 1887, Wien fez experimentos sobre a permeabilidade de metais e raios de luz e calor e, em 1896, foi nomeado professor de Física em Aix-la-Chapelle, sucedendo Philipp Lenard. Em 1893, ele anunciou a lei que lhe rendeu o Nobel de Física.
Em 1894, publicou um artigo sobre temperatura e entropia da radiação, no qual os termos temperatura e entropia foram estendidos à radiação no espaço vazio. Neste trabalho, foi levado a definir um corpo ideal, que chamou de corpo negro, o qual absorve completamente todas as radiações.
Em 1899, tornou-se professor de Física na Universidade de Giessen e, em 1900, assumiu cargo semelhante em Würzburg, em sucessão a W. C. Röntgen. Neste mesmo ano, publicou seu Manual de Hidrodinâmica.
Finalmente, em 1920, assumiu como professor de Física da Universidade de Munique, onde permaneceu pelo resto de sua vida.
Wien realizou muitas pesquisas importantes para a Física, que resultaram em várias publicações científicas. Ele descreveu, inclusive, quase ao mesmo tempo que Sir J. J. Thomson, partículas componentes dos raios catóditos, com carga negativa e cerca de mil vezes mais leves que os átomos de hidrogênio, posteriormente chamadas de elétrons. Ele também conseguiu identificar os prótons, de carga oposta à dos elétrons.
Wilhelm Wien foi membro das Academias de Ciências de Berlim, Göttingen, Viena, Estocolmo, Christiania e Washington, e membro honorário da Sociedade Física de Frankfurt-on-Main. Ele faleceu em Munique, em 30 de agosto de 1928.
★ Edição: - atualizada em 04/08/2024.
★ Referências:
Wilhelm Wien - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 04/08/2024.
Wilhelm Wien - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 04/08/2024.
Próximo artigo:
NILS GUSTAF DALÉN
Prêmio Nobel de Física - 1912
Artigos já publicados:
Nobéis de Física
Nobéis de Química
Voltar à página introdutória:
Ganhadores do Prêmio Nobel