Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Página 2


WILHELM CONRAD RÖNTGEN

Prêmio Nobel de Física - 1901


Primeira radiografia da História
A primeira radiografia da História, uma visão interna da mão esquerda da esposa de Röntgen, Anna Bertha Ludwig. [Imagem: Wilhelm Röntgen, domínio público, via Wikimedia Commons.]


Wilhelm Conrad Röntgen
"Em reconhecimento pelos serviços extraordinários que prestou com a descoberta dos notáveis raios que, posteriormente, em sua homenagem, foram nomeados como raios X."

Röntgen (1845 - 1923) foi um físico alemão, doutor pela Universidade de Zurique. Em 1895, ele fez experimentos com raios catódicos, os quais ocorrem quando uma carga elétrica é aplicada a duas placas metálicas dentro de um tubo de vidro cheio de gás rarefeito.

Embora o sistema fosse protegido, Röntgen identificou uma luz fraca em telas sensíveis à luz, posicionadas próximas uma da outra. Investigações posteriores revelaram que isto foi causado por um tipo de radiação penetrante, até então desconhecida.

Ele havia descoberto os raios X, como são atualmente conhecidos, uma faixa do espectro eletromagnético de baixa frequência e alta energia, de extrema importância para as ciências físicas, com múltiplas aplicações em nossa vida quotidiana.

Um exemplo marcante é sua utilização para a investigação do interior do corpo humano, devido à sua propriedade penetrante, revelando aspectos internos que permitem o diagnóstico e tratamento de doenças, tanto na área médica quanto odontológica.

Eles também são muito práticos em procedimentos de segurança pública. Como exemplo, citamos os scanners de aeroportos, que desvendam o interior de malas dos passageiros, em busca de elementos perigosos, tais como armas e outros itens ilegalmente transportados.

Investigações astronômicas também não prescindem do uso desse tipo de radiação. Radiotelescópios observam características de corpos celestes que não seriam possíveis de serem captadas apenas pela observação ótica comum.

Uma grande quantidade de raios X é emanada do espaço, permitindo o estudo de características intrínsecas das grandes estruturas do Universo. Portanto, esses raios são mensageiros de importantes informações sobre o Cosmos.

Breve biografia acadêmica

Wilhem Röntgen nasceu em 27 de março de 1845, em Lennep, na Alemanha, em uma região que fazia parte da antiga Prússia, mas cresceu na Holanda. Teve ligação com inúmeras Universidades, como aluno, professor e pesquisador, sendo a primeira delas a Universidade de Utrecht, onde estudou Física. Posteriormente, ele obteve o título de Doutor em Física na Politécnica de Zurique.

Lecionou e realizou importantes pesquisas em várias instituições. Em seu primeiro trabalho, publicado em 1870, apresentou um estudo sobre os calores específicos dos gases. Alguns anos depois, escreveu um artigo sobre a condutividade térmica dos cristais. Dentre outras questões que estudou, incluem-se as características elétricas e outras do quartzo; a influência da pressão nos índices de refração de vários fluidos; a modificação dos planos de luz polarizada por influências eletromagnéticas; as variações nas funções da temperatura e da compressibilidade da água e de outros fluidos; os fenômenos que acompanham o espalhamento de gotas de óleo na água; e a mais famosa descoberta, a dos raios X, que lhe rendeu o Nobel.

Enfim, foi um grande cientista, com imensas contribuições para o desenvolvimento da ciência, e recebeu inúmeras homenagens. Em diversas cidades, deu seu nome a ruas e acumulou uma grande lista de prêmios, medalhas, doutorados honorários, títulos de membro honorário e outras honrarias, na Alemanha e no exterior.

No final de sua carreira, Röntgen trabalhou na Universidade de Munique, até falecer em 10 de fevereiro de 1923.





Próximo artigo:

Jacobus Henricus Vant Hoff

JACOBUS HENRICUS VAN'T HOFF

Prêmio Nobel de Química - 1901

(pelas descobertas das leis da dinâmica química e da pressão osmótica em soluções)

O primeiro ganhador do Nobel de Química.



topo

Já publicados:

Nobeis de Física
Nobeis de Química

Voltar à página inicial:
Ganhadores Prêmio Nobel


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock