Ganhadores do Prêmio Nobel
Aparelhos de televisão e computadores antigos exibiam imagens formadas em tubos de raios catódicos (CRT - cathode ray tube), os quais deixaram de ser usados quando foram substituídos por telas LCD (liquid crystal display ou display de cristal líquido). Saiba o que são esses tubos lendo nosso texto central. [Imagem: Traced by User:Stannered, CC-BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons]
Os raios catódicos são um tipo de radiação que é emitida quando uma voltagem é aplicada entre duas placas de metal em um tubo de vidro cheio de gás de baixa pressão.
No final do século XIX, experimentos realizados com esses raios levaram à descoberta dos elétrons e dos raios X.
O físico Phillip Lenard (1862 - 1947), nascido na cidade de Pressburg, atual Bratislava (capital da Eslováquia), fez testes cruciais com os raios catódicos, a partir de 1893. Em seus experimentos, ele equipou o tubo de vidro com uma fina moldura de alumínio, posteriormente chamada de "janela de Lenard", assim permitindo o estudo da radiação fora do tubo. O resultado foi que ele conseguiu provar que os raios não são de natureza eletromagnética, e isto lhe rendeu o Prêmio Nobel.
Um aspecto indubitavelmente negativo de sua vida é o fato de ele ter sido um nazista, membro e ferrenho defensor do Partido Nacional Socialista de Hitler, tendo, inclusive, atacado insistentemente Einstein e outros físicos, em muitos países.
Talvez a razão para isso seja porque Lenard se considerava desmerecido. Ele usava de todos os recursos de que dispunha, inclusive políticos, na busca por reconhecimento. Um pesquisador brilhante, algumas de suas descobertas foram excelentes e outras muito importantes, mas ele reivindicou para si mais do que seu verdadeiro valor.
Breve biografia acadêmica
Philipp von Lenard nasceu em 7 de junho de 1862, na então Áustria-Hungria, em uma cidade que atualmente é capital da Eslováquia. Ele estudou Física sucessivamente em Budapeste, Viena, Berlim e Heidelberg, onde, em 1886, obteve seu doutorado.
Seu primeiro trabalho foi no campo da Mecânica, publicando um artigo sobre a oscilação e precipitação de gotas d'água. Em 1894, publicou os Princípios da Mecânica, legados do físico alemão Heinrich Hertz.
Ele sempre se interessou pelos fenômenos da fosforescência e da luminescência e, geralmente em parceria com outros grandes cientistas, fez várias descobertas.
Lenard iniciou seu trabalho e obteve evoluções em suas pesquisas com raios catódicos a partir de 1888, quando estava em Heidelberg. Em 1892, trabalhando na Universidade de Bonn, Hertz, de quem era assistente, sugeriu que seria possível separar, com uma fina placa de alumínio, dois espaços, um no qual os raios catódicos seriam produzidos de maneira comum e outro no qual eles pudessem ser observados em estado puro.
Isto nunca havia sido feito. Com a permissão de Hertz, Lenard fez muitos experimentos, testando a hipótese, o que culminou com a grande descoberta da "janela de Lenard", em 1894, que lhe rendeu o Nobel de Física.
Lenard faleceu em 20 de maio de 1947, em Messelhausen, na Alemanha.
★ Edição: - atualizada em 26/07/2024.
★ Referências:
MLA style: Philipp Lenard - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 10/04/2024.
MLA style: Philipp Lenard - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024.. Acesso em 10/04/2024.
Próximo artigo:
Prêmio Nobel de Física - 1906
Artigos já publicados:
Nobéis de Física
Nobéis de Química
Voltar à página introdutória:
Ganhadores do Prêmio Nobel