Ganhadores do Prêmio Nobel
Desde 1901, o Prêmio Nobel vem homenageando homens e mulheres de todo o mundo por suas notáveis realizações em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e por ações em prol da paz mundial.
Estamos publicando uma série de matérias sobre o assunto (links no final desta página), com um rico conteúdo sobre as vidas e contribuições de todos os ganhadores nas categorias Física e Química, duas áreas fundamentais na evolução da Cosmologia.
Vemos nove deles na imagem ilustrativa inicial. Sem menosprezar nenhum dentre todos os agraciados ao longo da História, admito que escolhi alguns dos que mais admiro. Abaixo, os créditos das fotos presentes na montagem - da esquerda para a direita, temos:
- Roger Penrose: Biswarup Ganguly; CC BY 3.0, via Wikimedia Commons.
- Albert Einstein: foto de domínio público, autor desconhecido, via Wikimedia Commons.
- Marie Curie: Henri Manuel, domínio público, via Wikimedia Commons.
- Pierre Curie: Nobel Foundation, domínio público, via Wikimedia Commons.
- Max Planck: foto de domínio público, autor desconhecido, via Wikimedia Commons.
- Neils Bohr: O Instituto Americano de Física credita a foto a AB Lagrelius & Westphal - domínio público, via Wikimedia Commons.
- Enrico Fermi: Department of Energy. Office of Public Affairs, domínio público, via Wikimedia Commons.
- Maria Goeppert-Mayer: Nobel Foundation, domínio público, via Wikimedia Commons.
- Alain Aspect: The Royal Society, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons
O mais famoso
É raro um cientista com tanta popularidade quanto Albert Einstein (1879 - 1955). Autor da famosa Teoria da Relatividade, ele ganhou o Prêmio Nobel de Física, mas não por causa desse revolucionário modelo da realidade, e sim por seus estudos sobre o efeito fotoelétrico.
Quem foi Alfred Nobel?
Alfred Nobel (1833 - 1896) foi um grande cientista e deixou um legado de muitas invenções, com um total de 355 patentes registradas. A mais famosa delas é a dinamite, que tornou mais seguro o uso da força explosiva da nitroglicerina.
Nascido em Estocolmo (capital da Suécia), ele também se destacou como um hábil empreendedor, tornando-se um rico empresário, além de escritor de drama e poesia.
Seus variados interesses refletem-se no prêmio para o qual lançou as bases, em 1895, quando escreveu seu testamento, deixando grande parte de sua fortuna para recompensar aqueles que contribuíssem de modo marcante para a Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e, por fim, aos que realizassem ações relevantes em prol da paz da humanidade. A categoria Ciências Econômicas foi incluída posteriormente, em homenagem ao empreendedorismo industrial do próprio Alfred Nobel.
Como são escolhidos os ganhadores?
Anualmente, milhares de membros de instituições acadêmicas, professores universitários, cientistas, anteriores agraciados com o prêmio, membros de assembleias parlamentares e outros, são convidados a apresentarem candidatos aos Nobeis do ano seguinte.
A escolha desses membros julgadores é feita de modo que o maior número possível de países e universidades sejam representados ao longo do tempo.
Feitas todas as indicações, comitês de quatro instituições premiadoras são responsáveis pela seleção dos candidatos. Essas instituições e as premiações pelas quais se responsabilizam são:
- The Royal Swedish Academy of Sciences (Real Academia Sueca de Ciências): Física, Química e Ciências Econômicas;
- The Nobel Assembly at Karolinska Institutet (A Assembleia do Nobel no Karolinska Institutet): Fisiologia ou Medicina;
- The Swedish Academy (Academia Sueca): Literatura;
- The Norwegian Nobel Committee (Comitê Norueguês do Nobel): Paz.
O que os escolhidos ganham?
A premiação individual é composta por uma importância em dinheiro (± 5,8 milhões de reais, pelo câmbio atual), uma medalha de ouro e um diploma.
O valor deixado por Alfred, de aproximadamente 2 bilhões de coroas suecas (valor corrigido), o que representa aproximadamente 1 bilhão de reais, foi usado como capital inicial na criação da Fundação Nobel, principal administradora do legado. Investimentos são realizados no sentido de se garantir um equilíbrio financeiro suficiente para a manutenção do evento anual, até os dias de hoje.
Todos os ganhadores
★ Edição: - 1a publicação: 25/07/2024 ★ Última atualização: 16/10/2024
★ Referência: The Nobel Foundation