Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Página 1


Ganhadores Prêmio Nobel


Medalha Nobel
O Prêmio Nobel consiste de uma medalha como a da figura acima, um certificado e uma grande importância em dinheiro. [Créditos da imagem: Nobel Foundation - via IAU - International Astronomical Union]


Desde 1901, o Prêmio Nobel vem homenageando homens e mulheres de todo o mundo por suas notáveis realizações em Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e por ações em prol da paz mundial.

Estamos dando início à publicação de uma série de matérias sobre o assunto, com um rico conteúdo sobre as vidas e contribuições de todos os ganhadores nas categorias Física e Química, duas áreas fundamentais na evolução da Cosmologia.

Vemos nove deles na imagem ilustrativa inicial. Sem menosprezar nenhum dentre todos os agraciados ao longo da História, admito que escolhi alguns dos que mais admiro. Abaixo, os créditos das fotos presentes na montagem - da esquerda para a direita, temos:

O mais famoso

Albert Einstein

É raro um cientista com tanta popularidade quanto Albert Einstein (1879 - 1955). Autor da famosa Teoria da Relatividade, ele ganhou o Prêmio Nobel de Física, mas não por causa desse revolucionário modelo da realidade, e sim por seus estudos sobre o efeito fotoelétrico.


Já publicados:

Nobeis de Física
Nobeis de Química


Quem foi Alfred Nobel?

Alfred Nobel

Alfred Nobel (1833 - 1896) foi um grande cientista e deixou um legado de muitas invenções, com um total de 355 patentes registradas. A mais famosa delas é a dinamite, que tornou mais seguro o uso da força explosiva da nitroglicerina.

Nascido em Estocolmo (capital da Suécia), ele também se destacou como um hábil empreendedor, tornando-se um rico empresário, além de escritor de drama e poesia.

Seus variados interesses refletem-se no prêmio para o qual lançou as bases, em 1895, quando escreveu seu testamento, deixando grande parte de sua fortuna para recompensar aqueles que contribuíssem de modo marcante para a Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e, por fim, aos que realizassem ações relevantes em prol da paz da humanidade. A categoria Ciências Econômicas foi incluída posteriormente, em homenagem ao empreendedorismo industrial do próprio Alfred Nobel.


Alfred Nobel
Alfred Nobel, em pintura de 1915, da autoria de Emil Österman.


Como são escolhidos os ganhadores?

Anualmente, milhares de membros de instituições acadêmicas, professores universitários, cientistas, anteriores agraciados com o prêmio, membros de assembleias parlamentares e outros, são convidados a apresentarem candidatos aos Nobeis do ano seguinte.

A escolha desses membros julgadores é feita de modo que o maior número possível de países e universidades sejam representados ao longo do tempo.

Feitas todas as indicações, comitês de quatro instituições premiadoras são responsáveis pela seleção dos candidatos. Essas instituições e as premiações pelas quais se responsabilizam são:


O que os escolhidos ganham?

A premiação individual é composta por uma importância em dinheiro (± 5,1 milhões de reais, pelo câmbio atual), uma medalha de ouro e um diploma.

O valor deixado por Alfred, de aproximadamente 2 bilhões de coroas suecas (valor corrigido), o que representa aproximadamente 1 bilhão de reais, foi usado como capital inicial na criação da Fundação Nobel, principal administradora do legado. Investimentos são realizados no sentido de se garantir um equilíbrio financeiro suficiente para a manutenção do evento anual, até os dias de hoje.


★ Edição: Mauro Mauler - atualizada em 18/03/2024.

★ Referência: The Nobel Foundation


Próximo artigo:

Wilhelm Conrad Röntgen

WILHELM CONRAD RÖNTGEN

Prêmio Nobel de Física - 1901

(pela descoberta dos raios X)


topo


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock