Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Categoria: FÍSICA

seta esquerda     1912     seta direita

NILS GUSTAF DALÉN

"Por sua invenção de reguladores automáticos para uso em conjunto com acumuladores de gás para iluminação de faróis e boias."


Farol de Alexandria
Os faróis garantiram uma maior segurança nas navegações durante séculos. Na ilustração, o mais antigo de que se tem notícia: o Farol de Alexandria. Gustaf Dalén proporcionou uma grande evolução no funcionamento desses dispositivos, tornando-os automáticos, mais seguros e mais econômicos. [Ilustração de domínio público, via Wikimedia Commons]


Gustaf Dalén

Durante séculos, os faróis marítimos tornaram a navegação mais segura. No século XIX, o gás acetileno começou a ser usado para iluminá-los.

O físico sueco Gustaf Dalén (1869 - 1937) desenvolveu um método permitindo que, no processo da iluminação, fossem emitidos pequenos flashes de luz, reduzindo-se assim o consumo do gás.

Em 1907, ele inventou uma válvula reguladora baseada na diferença de expansão entre hastes de metal pretas e brancas. Este sistema, uma "válvula solar", faz com que um farol acenda automaticamente ao anoitecer e se apague ao amanhecer, permitindo um funcionamento perfeito e sem supervisão por períodos de até um ano. Um benefício imediato seria uma maior economia de dinheiro!

Sua invenção do cilindro preenchido com uma massa porosa de amianto e terra diatomácea para armazenamento de acetileno reduziu consideravelmente os riscos no manuseio deste material e seu uso na soldagem tornou-se seguro.

Dalém também inventou um misturador para fornecer um equilíbrio constante e correto de gás e ar para uso no manto incandescente e um dispositivo para remover mantos quebrados e substituí-los por novos.

Pela significativa inovação tecnológica proporcionada por sua válvula solar, Gustaf Dalén foi laureado com o Nobel de Física de 1912.


Gustaf Dalén
Nils Gustaf Dalen com sua esposa, em frente à sua residência (Villa Ekbacken) em Lindigö, Stockholm, Suécia, em 1937, mesmo ano em que veio a falecer. [Foto: autor desconhecido, domínio público, via nobelprize.org]


Breve biografia acadêmica

Nils Gustaf Dalén nasceu em Stenstorp, Skaraborg, Suécia, em 30 de novembro de 1869, filho de um fazendeiro. Após sua educação básica e algumas incursões no estudo de pecuária leiteira, resolveu buscar uma educação técnica, sendo admitido, em 1892, no Instituto Chalmers, na cidade de Gotemburgo.

Formou-se engenheiro em 1896 e passou um ano na Suíça, estudando com o Professor Stodola no Eidgenössisches Polytechnikum.

Retornando à Suécia, Dalén fez algumas pesquisas em Gotemburgo e se estabeleceu como engenheiro consultor, ocupando cargos de comando em algumas empresas. Em 1909, assumiu como Diretor Executivo da Swedish Gas Accumulator Ltd.

Sua inventidade era evidente desde seus primeiros dias na fazenda do pai, onde construiu uma máquina debulhadora e um dispositivo para indicar o teor de gordura do leite. Ao concluir sua educação avançada, trabalhou na construção de uma turbina de ar quente, compressores de ar e bombas relacionadas. Ele também inventou um aparelho de pasteurização e uma máquina de ordenha.

Em 1901, a empresa de Dalén comprou os direitos de patente da invenção francesa do acetileno dissolvido e, assim, ele deu início ao seu trabalho com faróis automáticos piscantes, o qual lhe rendeu o Nobel de Física de 1912.

Dalén perdeu a visão em 1912, vítima de uma explosão enquanto realizava experimentos com dispositivos de segurança. Mesmo assim, continuou com suas pesquisas. Ganhou o contrato para iluminar o Canal do Panamá e, mais tarde, voltou-se para o campo das técnicas térmicas, inventando um fogão, agora em uso universal, que mantém o calor do cozimento por 24 horas usando apenas oito libras de carvão.

Os escritos de Dalén foram poucos, mas ele deixou sua marca de forma prática, fornecendo luz e, portanto, segurança, para o benefício dos viajantes por terra, mar e ar. Entre as muitas distinções que lhe foram conferidas, estão a filiação à Academia Real Sueca de Ciências, em 1913, e à Academia de Ciências e Engenharia, em 1919. Ele foi nomeado Doutor Honorário da Universidade de Lund em 1918 e recebeu a Medalha Morehead da Associação Internacional de Acetileno. Também participou de debates na Sociedade Nacional de Economia e serviu no Conselho Municipal de Lidingö por quase vinte anos.

Nils Gustaf Dalén era casado e tinha dois filhos e duas filhas. Ele faleceu em Lidingö, no dia 9 de dezembro de 1937.




★ Edição: Mauro Mauler - atualizada em 12/08/2024.

★ Referências:
 Gustaf Dalén - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 12/08/2024.
 Gustaf Dalén - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 12/08/2024.




Próximo artigo:

Heike Kamerlingh Onnes

HEIKE KAMERLINGH ONNES

Prêmio Nobel de Física - 1913

Por suas investigações sobre as propriedades da matéria em baixas temperaturas.


topo


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock