Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Categoria: FÍSICA

seta esquerda     1906     seta direita

JOSEPH JOHN THOMSON

"Em reconhecimento aos grandes méritos de suas investigações teóricas e experimentais sobre a condução de eletricidade em gases."


Tubo de raios catódicos
Representação do tubo de raios catódicos utilizado por Thomson em seus experimentos. [Imagem: domínio público, via Wikimedia Commons]


J.J. Thomson

A ideia de que a eletricidade é transmitida através de uma minúscula partícula relacionada ao átomo surgiu, pela primeira vez, na década de 1830.

O físico britânico Joseph Thomson (1856 - 1940) realizou, na década de 1890, experimentos com partículas carregadas em gases. Em 1897, ele demonstrou que os raios catódicos (radiação emitida quando uma voltagem é aplicada entre duas placas de metal dentro de um tubo de vidro cheio de gás de baixa pressão) consistem de partículas, os elétrons, que são condutores de eletricidade.

Outra conclusão de Thomson foi a de que os elétrons fazem parte dos átomos. Seu modelo atômico, conhecido como “pudim de passas”, representa o átomo como uma esfera carregada positivamente, pela qual se distribuem os elétrons, com carga negativa.


Átomo de Thomson
O átomo de Thomson: uma esfera maciça com carga positiva, que contém os elétrons com carga negativa. O modelo não corresponde à realidade, mas o grande mérito de Thomson foi descobrir a existência do elétron. Para saber mais sobre estrutura atômica, clique aqui.


Breve biografia acadêmica

Joseph Thomson nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 18 de dezembro de 1856. Matriculou-se no Owens College em 1870 e, em 1876, ingressou no Trinity College, de Cambridge, como aluno menor.

Em 1880, Thomson tornou-se membro do Trinity College, condição em que permaneceu pelo resto de sua vida, obtendo a título de Conferencista em 1883 e de Mestre em 1918.

Ele foi Professor Cavendish, uma das cátedras sênior de Física da Universidade de Cambridge, onde sucedeu Lord Rayleigh, de 1884 a 1918, e Professor Honorário de Física em Cambridge e na Royal Institute, em Londres.

Desde cedo interessado pela estrutura atômica, Thomson publicou um Tratado sobre o Movimento dos Anéis de Vórtice, que lhe rendeu o Prêmio Adams, em 1884.

Também são de sua autoria a Aplicação da Dinâmica à Física, publicada em 1886, e Pesquisas Recentes em Eletricidade e Magnetismo, de 1892, sendo este último trabalho frequentemente referido como "o terceiro volume de Maxwell", por cobrir resultados obtidos após o famoso "Tratado" de James Clerk Maxwell.

Em 1895, Thomson produziu Elementos da Teoria Matemática da Eletricidade e Magnetismo, cuja quinta edição foi publicada em 1921.

O trabalho mais brilhante da vida de Thomson foi seu estudo original dos raios catódicos, que culminou na descoberta do elétron. Dentre muitas publicações relevantes, destacamos o livro Condução de Eletricidade através de Gases, de 1903, e O Elétron na Química, de 1923.

Além do Nobel de Física, Joseph Tomson obteve inúmeras outras premiações e honrarias, no decorrer de sua vida, até falecer em 30 de agosto de 1940.




★ Edição: Mauro Mauler - atualizada em 26/07/2024.

★ Referências:
 MLA style: J.J. Thomson - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 28/04/2024.
 MLA style: J.J. Thomson - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024.. Acesso em 28/04/2024.



Próximo artigo:

Michelson

ALBERT ABRAHAM MICHELSON

Prêmio Nobel de Física - 1907

Por seus instrumentos de precisão ótica e pelas investigações espectroscópicas e metrológicas realizadas com seu uso.


topo


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock