Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Página 8


LORD RAYLEIGH
(JOHN WILLIAM STRUTT)

Prêmio Nobel de Física - 1904


Isolamento do argônio

A figura representa o método usado por Rayleigh para isolar o argônio, baseado em experimento de Henry Cavendish.


Lord Rayleigh

"Em reconhecimento pelos extraordinários serviços prestados com suas investigações sobre a densidade dos gases mais importantes e pela consequente descoberta de um novo elemento, o argônio."

O ar ao nosso redor consiste de vários gases diferentes, sendo a maior parte nitrogênio e oxigênio. O matemático e físico inglês Lord Rayleigh (1842 - 1919) desenvolveu métodos para o estudo das propriedades físicas dos gases da atmosfera.

Comparando nitrogênio encontrado no ar com nitrogênio extraído de compostos químicos, ele percebeu que a substância encontrada no ar era mais pesada, e sua conclusão foi de que a atmosfera continha uma outra substância, até então desconhecida.

Na verdade, um outro cientista, o físico e químico franco-britânico Henry Cavendish, já havia suspeitado da existência desse gás misterioso, a partir de um experimento que realizou em 1785.

Em 1894, utilizando variações da metodologia experimental de Cavendish e trabalhando com Sir William Ramsay (tema de nosso próximo artigo), Lord Rayleigh conseguiu isolar o tal elemento desconhecido, o argônio, um elemento químico da família dos gases nobres, e assim pôde analisar suas propriedades.

O nome do elemento deriva de uma palavra grega que significa "inativo", realçando a inatividade química do gás em questão.

Pelas pesquisas realizadas sobre a densidade de gases em geral e pela descoberta do argônio, Lord Rayleigh mereceu o Prêmio Nobel de Física de 1904. E seus trabalhos científicos não pararam por aí, confira sua biografia acadêmica.


Brilho do Argônio
De modo semelhante ao neon (ou neônio, outro gás nobre), o argônio, preenchendo o interior de um sistema fechado como o tubo acima, produz um brilho característico, porém em outra tonalidade. [Imagem: Alchemist-hp (talk) (www.pse-mendelejew.de), GFDL 1.2, via Wikimedia Commons]


Breve biografia acadêmica

John William Strutt, terceiro Barão Rayleigh, nasceu em 12 de novembro de 1842 na cidade de Maldon, no condado inglês de Éssex, e foi um dos poucos membros da alta nobreza que ganhou fama como um cientista notável.

De saúde frágil, ele demorou bastante a emplacar uma carreira acadêmica de peso, mas estudou Matemática na Universidade de Cambridge e, em 1879, teve a honra de suceder James Clerk Maxwell, como Professor de Física Experimental e Chefe do Laboratório Cavendish, em Cambridge.

De 1887 a 1905, foi professor de Filosofia Natural na Royal Institution of Great Britain, como sucessor de Tyndall. Serviu por seis anos como presidente de um Comitê Governamental sobre Explosivos e, de 1896 a 1919, foi Conselheiro Científico da Trinity House.

As primeiras pesquisas de Lord Rayleigh foram principalmente matemáticas, relativas à ótica e sistemas vibratórios, mas suas contribuições posteriores abrangeram quase todo o campo da Física, incluindo som, teoria das ondas, visão de cores, Eletrodinâmica, Eletromagnetismo, dispersão da luz, fluxo de líquidos, Hidrodinâmica, densidade de gases, viscosidade, capilaridade, elasticidade e fotografia.

Sua Teoria do Som foi publicada em dois volumes, durante 1877 e 1878, e outros estudos extensos são relatados em seus artigos científicos - seis volumes publicados entre 1889 e 1920. Ele também contribuiu para a Enciclopédia Britânica.

Lord Rayleigh foi merecedor de muitos títulos e honrarias. Além de Chanceler da Universidade de Cambridge, foi juiz de paz e recebeu diplomas honorários em ciências e direito. Ele foi membro da Royal Society (1873), onde serviu como secretário de 1885 a 1896, e como presidente de 1905 a 1908.

Destinatário original da Ordem do Mérito (1902), em 1905 foi nomeado Privy Conselheiro. Ele também recebeu as medalhas Copley, Royal e Rumford da Royal Society e o Prêmio Nobel de 1904.

Lord Rayleigh faleceu em 30 de junho de 1919, na cidade de Witham, no Condado de Éssex.




★ Edição: Mauro Mauler - atualizada em 28/04/2024.

★ Referências:
 MLA style: Lord Rayleigh - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 29/03/2024.
 MLA style: Lord Rayleigh - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 29/03/2024.



Próximo artigo:

Sir William Ramsay

SIR WILLIAM RAMSAY

Prêmio Nobel de Química - 1904

(Pela descoberta de elementos gasosos inertes no ar e determinação de seu posicionamento na Tabela Periódica.)


topo

Já publicados:

Nobeis de Física
Nobeis de Química

Voltar à página inicial:
Ganhadores Prêmio Nobel


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock