Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Símbolo da Física

Categoria: FÍSICA

seta esquerda     1921     seta vazia

ALBERT EINSTEIN

"Por suas contribuições à Física Teórica, em especial pela descoberta da lei do efeito fotoelétrico."

Albert Einstein

Quando eletrodos de metal são expostos à luz e as ondas luminosas estão acima de uma certa frequência, observa-se a ocorrência de faíscas elétricas entre eles. Esse é o efeito fotoelétrico. Para que ele aconteça, a intensidade luminosa deve ser crítica.

Em um de seus vários estudos que marcaram época, Albert Einstein (1879-1955) explicou que a luz consiste em pacotes chamados quanta, com energias fixas que correspondem a certas frequências. Cada um desses quanta (um fóton) precisa ter uma frequência mínima para que seja capaz de provocar a liberação de um elétron.

Embora o legado mais contundente de Einstein seja a Teoria da Relatividade, o motivo de ter sido laureado com o Prêmio Nobel de 1921 foi sua não menos brilhante descrição teórica da lei do efeito fotoelétrico.


Palestra Nobel Einstein
Albert Einstein proferindo sua palestra de ganhador do Prêmio Nobel para a Assembleia Nórdica de Naturalistas, em Gotemburgo, na Suécia. [Foto: Anders Wilhelm Karnell, domínio público, via nobelprize.org]

Efeito fotoelétrico
Efeito fotoelétrico: um material, geralmente metálico, é exposto à luz (ou outro tipo de radiação eletromagnética de frequência suficientemente alta), ocorrendo a emissão de faíscas (elétrons) provenientes do material. [Imagem (adaptada): See page for author, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons]

A vida de Einstein

Albert Einstein nasceu em Ulm, no antigo reino de Württemberg, hoje parte da Alemanha, em 14 de março de 1879. Quando tinha apenas seis meses, sua família mudou-se para Munique, onde ele mais tarde iniciou seus estudos no Ginásio Luitpold.

Posteriormente, a família se mudou novamente, desta vez para a Itália, mas Einstein deu continuidade aos seus estudos na Suíça, em Aarau. Em 1896, ingressou na Escola Politécnica Federal Suíça, em Zurique, para ser treinado como professor de Física e Matemática.

Em 1901, ano em que obteve seu diploma, adquiriu cidadania suíça e, como não conseguiu um cargo de professor, aceitou um posto de assistente técnico no Escritório Suíço de Patentes. Em 1905, conquistou o título de doutor.

Foi durante sua estadia no Escritório de Patentes que, em seu tempo livre, Einstein produziu muito de seu notável trabalho teórico. Em 1908, ele foi nomeado Privatdozent (título concedido por universidades de língua alemã, uma espécie de livre docência), em Berna.

Em 1909, tornou-se Professor Extraordinário em Zurique. Dois anos depois, assumiu o cargo de Professor de Física Teórica em Praga, mas retornou a Zurique no ano seguinte para preencher um posto semelhante.

Em 1914, foi nomeado Diretor do Instituto Físico Kaiser Wilhelm e Professor da Universidade de Berlim. Tornou-se cidadão alemão no mesmo ano e permaneceu em Berlim até 1933, quando, por razões políticas, renunciou à sua cidadania.


Albert Einstein e Niels Bohr
Dois ganhadores do Prêmio Nobel de Física: Albert Einstein (1921) e Niels Bohr (1922), caminhando nas ruas de Bruxelas, em 1930. [Foto: Paul Ehrenfest, via nobelprize.org]

Em meio à ascensão do Nazismo, Einstein, que era filho de judeus, emigrou para os Estados Unidos, assumindo o cargo de Professor de Física Teórica em Princeton. Tornou-se cidadão estadunidense em 1940 e aposentou-se de seu posto em 1945.

Após a Segunda Guerra Mundial, Einstein foi uma figura de liderança na defesa do Movimento do Governo Mundial. Foi-lhe oferecida a Presidência do Estado de Israel, que ele recusou, mas colaborou com o Dr. Chaim Weizmann na criação da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Ele sempre demonstrou uma visão muito clara dos problemas da Física e uma forte determinação em resolvê-los. Tinha uma estratégia própria e era capaz de prever os principais estágios do caminho para seus objetivos. Considerava suas principais realizações como meros trampolins para novos avanços.

No início de seu trabalho científico, Einstein logo percebeu as inadequações da Física Newtoniana, e sua Teoria da Relatividade Especial surgiu de uma tentativa de conciliar as leis da Mecânica com as do Eletromagnetismo.

Lidando com problemas clássicos da Mecânica Estatística e relacionando-os com a Teoria Quântica, ele chegou a uma explicação do movimento browniano das moléculas. Investigou também as propriedades térmicas da luz em baixa densidade de radiação, e suas conclusões lançaram as bases da teoria do fóton.

Em seus primeiros dias em Berlim, Einstein postulou que a interpretação correta da Relatividade Especial também deveria fornecer uma teoria da gravitação. Avançando em seus estudos, em 1916, ele publicou seu artigo sobre a Teoria da Relatividade Geral. Durante esse tempo, também contribuiu para os problemas da Teoria da Radiação e da Mecânica Estatística.

Na década de 1920, Einstein se dedicou à construção de teorias de campo unificadas, embora tenha continuado a trabalhar na interpretação probabilística da Teoria Quântica e perseverado com esse trabalho quando foi para a América.

Com o desenvolvimento da Teoria Quântica de um gás monoatômico, contribuiu para a Mecânica Estatística. Outro estudo valioso teve relação com probabilidades de transição atômica e Cosmologia Relativística.

Após sua aposentadoria, Einstein insistiu em uma exaustiva busca pela unificação dos conceitos básicos da Física, adotando uma abordagem oposta à da maioria dos físicos: a geometrização.

O trabalho científico de Einstein está muito bem registrado. Traduzindo os títulos para o Português, suas obras mais importantes incluem:

  • Teoria da Relatividade Especial (1905);
  • Relatividade (traduções para o inglês em 1920 e 1950);
  • Teoria da Relatividade Geral (1916);
  • Investigações sobre a Teoria do Movimento Browniano (1926);
  • A evolução da Física (1938).

Dentre suas obras não científicas, destacam-se:

  • Sobre o Sionismo (1930);
  • Guerra por que? (1933);
  • Minha Filosofia (1934);
  • Dos meus últimos anos (1950).

Albert Einstein
Albert Einstein em sua sala na Universidade de Berlim. [Foto: autor desconhecido, via nobelprize.org]

Einstein recebeu títulos honorários de Doutorado em Ciências, Medicina e Filosofia de muitas universidades europeias e americanas. Durante a década de 1920, proferiu palestras na Europa, América e Extremo Oriente, e foi agraciado como membro honorário ou efetivo de todas as principais academias científicas do mundo.

Ele também ganhou muitos prêmios, além do Nobel 1921, incluindo a Medalha Copley, da Real Sociedade de Londres, em 1925, e a Medalha Franklin, do Instituto Franklin, em 1935.


Einstein e Von Laue
Um grupo de ganhadores do Prêmio Nobel, reunidos para um jantar em 11 de novembro de 1931, a convite de Max von Laue. Da esquerda para a direita: Walther Nernst, Albert Einstein, Max Planck, Robert A. Millikan e Max von Laue. [Foto: autor desconhecido, domínio público, via Wikimedia Commons]

Os dons científicos inevitavelmente fizeram com que Einstein passasse grande parte de seu tempo em solidão intelectual. Neste sentido, como relaxamento, a música desempenhava um papel importante em sua vida.

Casou-se com Mileva Maric em 1903, e eles tiveram uma filha e dois filhos. A união se dissolveu em 1919 e, no mesmo ano, ele se casou com sua prima, Elsa Löwenthal, que morreu em 1936.

Albert Einstein faleceu em 18 de abril de 1955, em Princeton, Nova Jersey, aos 76 anos de idade.


Einstein e Elsa
Einstein e sua esposa Elsa. [Foto: autor desconhecido, via nobelprize.org]


★ Edição: Mauro Mauler - publicada em 14/10/2024.

★ Texto central - tradução, interpretação e adaptação das seguinte fontes:
 Albert Einstein - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 14/10/2024.
 Albert Einstein - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 14/10/2024.



Próximo artigo:

Neils Bohr

NIELS BOHR

Prêmio Nobel de Física - 1922

Por suas pesquisas sobre a estrutura dos átomos e a radiação que eles emitem.

Publicação prevista para até a próxima segunda, dia 21/10/2024...



topo


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock