Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Página 9


SIR WILLIAM RAMSAY

Prêmio Nobel de Química - 1904


Gases Nobres

Os gases nobres, conforme representados na Tabela Periódica dos Elementos. Suas moléculas apresentam propriedades químicas singulares, em relação às outras substâncias.

Os cinco primeiros (hélio, neônio, argônio, xenônio, criptônio) foram descobertos como consequência das pesquisas de Lord Rayleigh e Sir William Ramsay. O radônio foi descoberto posteriormente, e o organessônio é um elemento químico muito pesado e sintético, ou seja, não se forma espontaneamente na natureza.



Sir William Ramsay

"Em reconhecimento pelos extraordinários serviços prestados com suas descobertas de gases inertes na atmosfera e pela determinação de seu posicionamento na Tabela Periódica."

O ar ao nosso redor consiste de vários gases diferentes, sendo o maior volume de nitrogênio e oxigênio. O químico escocês William Ramsay (1852 - 1916), trabalhando em conjunto com Lord Rayleigh (vide artigo anterior), fez comparações de peso entre os gases presentes na atmosfera e o nitrogênio formado em processos químicos experimentais.

Como resultado de suas pesquisas, os dois cientistas chegaram, em 1894, à descoberta de um elemento até então desconhecido, ao qual foi dado o nome de argônio.

Ramsay também descobriu o gás hélio e, a partir de então, pelo estudo da Tabela Periódica dos Elementos, conseguiu estabelecer a existência de mais três elementos: o neônio (ou neon, como é popularmente conhecido), o criptônio e o xenônio.

Esses elementos, acrescidos do radônio, descoberto posteriormente pelo físico alemão Friedrich Ernst Dorn, e do oganessônio, um elemento sintético, constituem, na Tabela Periódica, o grupo dos gases nobres.

Esses gases apresentam propriedades similares entre si: são inodoros, incolores, apresentam baixa reatividade com outros elementos e suas moléculas são formadas por apenas um átomo (monoatômicas).

Por tais atributos, fica evidente que são elementos bem incomuns na natureza, e é por isso que os gases nobres também são chamados de gases raros.

Por suas descobertas, ambos os cientistas, Lord Rayleigh e William Ramsay, ganharam, em 1904, o Prêmio Nobel, o primeiro na categoria Física e o segundo, na Química.


Gases Nobres
Os cinco gases nobres descobertos em decorrência das pesquisas de Rayleigh e Ramsay. Apesar de incolores, eles exibem uma incandescência característica, em cores típicas para cada um deles, quando submetidos a campos elétricos de alta voltagem. [Créditos: New work Alchemist-hp (talk); original single images: Jurii, https://images-of-elements.com/, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons]

Breve biografia acadêmica

Sir William Ramsay nasceu no dia 2 de outubro de 1852, em Glasgow, onde estudou até 1870, recebendo sua educação básica. Depois, foi para a Universidade de Tubinga, na Alemanha, onde permaneceu até 1872, estudando com o químico Wilhelm Rudolph Fittig. Lá, ele elaborou sua tese sobre o ácido orto-toluico e derivados, o que lhe rendeu o grau de Doutor em Filosofia.

Ao retornar à Escócia, em 1872, tornou-se Assistente de Química no Anderson College, em Glasgow, e, dois anos depois, obteve cargo semelhante na universidade de lá.

Em 1880, foi nomeado Diretor e Professor de Química na University College, em Bristol, e mudou-se, em 1887, para a Cátedra de Química Inorgânica na University College de Londres, cargo que ocupou até sua aposentadoria, em 1913.

Embora Ramsay tenha proporcionado inúmeras contribuições à Química Orgânica, suas descobertas mais célebres foram na área da Inorgânica. Entre 1885 e 1890, ele publicou vários artigos notáveis sobre os óxidos de nitrogênio, aos quase se seguiram as descobertas do argônio, hélio, neônio, criptônio e xenônio.

As conclusões de Lord Rayleigh e William Ramsay foram obtidas, a princípio, de modo independente. Entretanto, com a evolução dos trabalhos, os dois se comunicavam quase que diariamente. A descoberta do argônio foi anunciada pelos dois, em agosto de 1894, em reunião na Associação Britânica.

Após uma vida acadêmica em que colecionou muitos títulos e honrarias, além do Nobel, William Ramsay faleceu em 23 de julho de 1916, no Condado de Buckinghamshire, na Inglaterra.





Próximo artigo:

Philipp Lenard

PHILIPP LENARD

Prêmio Nobel de Física - 1905

(Por suas pesquisas com raios catóditos.)


topo

Já publicados:

Nobeis de Física
Nobeis de Química

Voltar à página inicial:
Ganhadores Prêmio Nobel


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock