Ganhadores do Prêmio Nobel
Categoria: QUÍMICA
FREDERICK SODDY
A descoberta do fenômeno da radioatividade, em 1896, foi seguida por uma série de novos estudos.
O químico inglês Frederick Soddy (1877 - 1956) descobriu que todas as preparações radioativas não correspondiam a elementos únicos, e sim que algumas delas eram variantes de elementos conhecidos.
Em outras palavras, os átomos podem ter as mesmas propriedades químicas, porém com propriedades diferentes no que se refere à radioatividade.
Em 1913, Soddy introduziu um termo para definir este fenômeno. Ele disse que uma substância pode ter diferentes isótopos, os quais apresentam diferentes pesos.
Os resultados de suas pesquisas representaram um avanço significativo no conhecimento científico em Química, razão pela qual ele foi laureado com o Prêmio Nobel de 1921.
A vida de Frederick Soddy
Frederick Soddy, filho do comerciante londrino Benjamin Soddy, nasceu na cidade inglesa de Eastbourne, em 2 de setembro de 1877. Ele estudou na Eastbourne College e na University College of Wales, em Aberystwyth.
Em 1895, ganhou uma bolsa de estudos no Merton College, de Oxford, universidade onde, em 1898, formou-se em Química, com honras de primeiro da classe.
Após dois anos de pesquisas em Oxford, ele foi para o Canadá, onde, de 1900 a 1902, foi demonstrador no Departamento de Química da Universidade MacGil, de Montreal. Lá, ele trabalhou com Sir Ernest Rutherford (Nobel de Química de 1908), em estudos sobre radioatividade.
Juntos, eles publicaram uma série de artigos sobre o tema, concluindo que há um fenômeno envolvendo desintegração atômica, que ocasiona a formação de novos tipos de matéria. Eles também investigaram a emanação gasosa do rádio.
Deixando o Canadá, Soddy trabalhou com Sir William Ramsay (Nobel de Química de 1904) na University College, em Londres, onde deu continuidade a seus estudos sobre as emanações do rádio. Os dois demonstraram, usando espectrografia, a produção do elemento hélio na decomposição radioativa de uma amostra de brometo de rádio.
De 1904 a 1914, Soddy foi palestrante sobre Físico-Química e radioatividade na Universidade de Glasgow, onde fez muitos experimentos com materiais radioativos.
Nesse período, ele desenvolveu a chamada Lei do Deslocamento, a qual postula que a emissão de uma partícula alfa de um elemento faz com que este elemento volte duas posições na Tabela Periódica.
O auge de Soddy se deu em 1913, com sua formulação do conceito de isótopos, segundo o qual certos elementos existem em duas ou mais formas que têm pesos atômicos diferentes, embora sejam quimicamente indistinguíveis.
Em 1914, foi nomeado Professor de Química na Universidade de Aberdeen, na Escócia, mas seus planos de novas pesquisas foram prejudicados pela guerra. Ocupou posto semelhante a partir de 1919, na Universidade de Oxford, do qual renunciou em 1937, quando sua esposa faleceu.
Depois de seu período em Glasgow, não realizou mais nenhum trabalho com radioatividade. Seus interesses voltaram-se para teorias econômicas, sociais e políticas que não tiveram aceitação geral na época, e também para problemas matemáticos e mecânicos no mínimo incomuns.
Dentre os livros que escreveu, citamos Radioatividade (1904), A Interpretação do Rádio (1909), A Química dos Elementos Radioativos (1912, 1914), Matéria e Energia (1912), Ciência e Vida (1920), A Interpretação do Átomo (1932), A História da Energia Atômica (1949) e Transmutação Atômica (1953).
Soddy foi eleito Fellow da Royal Society em 1910, e Oxford lhe concedeu um título honorário. Ele foi agraciado com a Medalha Albert, em 1951.
Homem de princípios fortes e visão obstinada, era amigável com os alunos e irritadiço com os colegas. Casou-se em 1908, com Winifred Beilby.
Frederick Soddy faleceu em 22 de setembro de 1956, em Brighton, com 79 anos de idade.
★ Edição: - atualizada em 07/10/2024.
★ Referências:
Frederick Soddy - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 06/10/2024.
Frederick Soddy - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 06/10/2024.
Próximo artigo:
Prêmio Nobel de Química - 1922
Artigos já publicados:
Nobéis de Física
Nobéis de Química
Voltar à página introdutória:
Ganhadores do Prêmio Nobel