Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Categoria: QUÍMICA

seta esquerda     1909     seta direita


WILHELM OSTWALD

"Em reconhecimento por seu trabalho sobre catálise e por suas investigações sobre os princípios fundamentais que regem o equilíbrio químico e as taxas de reação."


Uma reação química é um processo em que uma ou mais substâncias se transformam, gerando outra(s) substâncias(s). A ferrugem, por exemplo, decorre de uma reação entre o ferro e o oxigênio.

Ferrugem
[Imagem: fujikumo, CC BY 1.0, via Wikimedia Commons.]


Wilhelm Ostwald

No século XIX, químicos noticiaram que certas reações químicas pareciam ser causadas por substâncias que, durante o processo, permaneciam inalteradas.

No decorrer da década de 1880, o físico e químico alemão (considerado pai da Físico-Química) Wilhelm Ostwald (1853 - 1932) analisou as velocidades de inúmeras reações (taxas de reação), incluindo aquelas que ocorriam na presença de ácidos e bases.

Em 1894, ele conseguiu revelar o que acontece: uma substância (o catalisador) pode afetar a velocidade de uma reação química, sem estar incluída no produto final.

Este entendimento lançou grande luz sobre as reações químicas que ocorrem tanto nos processos industriais quanto nos organismos vivos. Por suas pesquisas sobre catálise, equilíbrio químico e velocidades de reação, Ostwald foi laureado com o Nobel de Química de 1909.


Van't Hoff e Wilhelm Ostwald
Na foto, Wilhelm Ostwald (à direita) em trabalho de laboratório com Van't Hoff, Prêmio Nobel de Química de 1901, que foi seu aluno. [Imagem: domínio público, via Wikimedia Commons]

Breve biografia acadêmica

Wilhelm Ostwald nasceu em 2 de setembro de 1853, em Riga, Letônia. Ele foi educado no Real Gymnasium de lá e, em 1872, foi admitido para estudar Química na Universidade Dorpat.

Após seus exames finais, três anos depois, obteve o cargo de Assistente do Instituto de Física do professor Arthur von Oettingen, e posteriormente assumiu cargo semelhante no Laboratório de Química, com Carl Schmidt.

Em 1877, foi admitido como professor não remunerado na Universidade Dorpat e, em 1881, nomeado professor de Química no Politécnico de Riga.

Seis anos depois, tornou-se professor de Físico-Química na Universidade de Leipzig, onde teve alunos famosos, tais como Arrhenius (Nobel de 1903), Van't Hoff (Nobel de 1901) e Nernst (Nobel de 1920).

Ostwald permaneceu em Leipzig até se aposentar, em 1906, com uma curta interrupção para um mandato como "Professor de Intercâmbio" na Universidade de Harvard, Cambridge, de 1904 a 1905.

Ele iniciou seus trabalhos experimentais em 1875, com uma investigação sobre a lei de ação da massa da água em relação aos problemas de afinidade química, com especial ênfase em Eletroquímica e Dinâmica Química.

Em consequência de seu trabalho pioneiro, especialmente no campo da Eletroquímica, que também levou à descoberta da lei da diluição que leva seu nome, e de suas atividades como escritor, Ostwald tornou-se um dos fundadores da Físico-Química clássica, inclusive fundando o Departamento responsável por tal disciplina na Universidade de Leipzig. Ele publicou vários livros didáticos e numerosos trabalhos científicos sobre Química Analítica, Eletroquímica e Química Inorgânica.

Ostwald recebeu doutorados honorários de diversas universidades na Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos, além de ter sido nomeado membro honorário de sociedades científicas na Alemanha, Suécia, Noruega, Holanda, Rússia, Grã-Bretanha e EUA.

Após sua aposentadoria, Ostwald deu continuidade a estudos e publicações sobre Filosofia, além de participar ativamente da vida pública. Ele apoiou o movimento pacifista da classe média e interessou-se por reformas educacionais e pelo monismo. Acima de tudo, perseguiu o objetivo de difundir uma ideologia científica moderna, combatendo o poder da Igreja no campo das ciências naturais.

Após estas e muitas outras realizações de uma vida extremamente ativa, Wilhelm Ostwald faleceu em sua casa de campo, próxima a Leipzig, em 4 de abril de 1932.



★ Edição: Mauro Mauler - atualizada em 26/07/2024.

★ Referências:
 MLA style: Wilhelm Ostwald - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 23/07/2024.
 MLA style: Wilhelm Ostwald - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 23/07/2024.



Próximo artigo:

Otto Wallach

OTTO WALLACH

Prêmio Nobel de Química - 1910

Por seu trabalho pioneiro no campo de compostos alicíclicos.


topo


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock