Ganhadores do Prêmio Nobel
Categoria: FÍSICA
CHARLES GLOVER BARKLA
Um composto irradiado emite raios X secundários. Isto ficou estabelecido logo após a descoberta, por Wilhelm Röntgen, desse tipo de radiação eletromagnética. Em experimentos com espectros secundários, linhas apareceram, correspondendo a diferentes comprimentos de onda.
Por volta de 1906, o físico britânico Charles Barkla (1877 - 1944) demonstrou que o espectro secundário de cada elemento é único, independentemente da temperatura, estrutura e composição química.
Assim, ficou claro que o espectro é uma propriedade característica de cada átomo. Esta descoberta tornou-se uma importantíssima ferramenta na pesquisa atômica, razão pela qual Barkla recebeu o Nobel de Física de 1917.
A vida de Charles Glover Barkla
Charles Glover Barkla nasceu em 7 de junho de 1877, na cidade inglesa de Widnes, no Condado de Lancashire, onde seu pai era Secretário da Atlas Chemical Company.
Barkla foi educado no Liverpool Institute e, na mesma cidade, ingressou na University College, em 1894, para estudar Matemática e Física, esta última com Oliver Lodge.
Graduou-se em Física em 1898, com honras de primeiro da turma. No ano seguinte, conquistou o mestrado e, ainda em 1899, recebeu uma bolsa de pesquisa dos Comissários Reais para a Exposição de 1851 e foi para o Trinity College, em Cambridge, para trabalhar no Laboratório Cavendish com J. J. Thomson (Nobel de Física de 1906).
Em 1900, ele migrou para o King's College, mas retornou a Liverpool em 1902, voltando a trabalhar com Oliver Lodge. De 1905 a 1909, sucessivamente foi Demonstrador, Professor Assistente em Física e Professor Especial em Eletricidade avançada na Universidade.
Em 1909, sucedeu H. A. Wilson como Wheatstone Professor of Physics na Universidade de Londres. Em 1913, aceitou a Cátedra em Filosofia Natural na Universidade de Edimburgo, posição que ocupou até o fim de sua vida.
As primeiras pesquisas de Barkla estavam relacionadas à velocidade das ondas elétricas ao longo dos fios. Em 1902, no entanto, ele começou suas investigações sobre a Radiação de Röntgen, as quais ocupariam quase toda a sua vida.
Sua descoberta mostrou que os elementos tinham espectros de linha característicos em raios X. Ele foi o primeiro a demonstrar que a emissão secundária é de dois tipos, um consistindo de raios espalhados e inalterados, e o outro consistindo de uma radiação fluorescente, peculiar a cada substância.
Barkla descobriu a polarização dos raios X, um resultado experimental de considerável importância, pois significava que a radiação X poderia ser considerada semelhante à luz comum. De fato, hoje sabemos que ambas são faixas do mesmo espectro de níveis de energia e comprimentos de onda, o chamado espectro eletromagnético.
As contribuições de Barkla foram valiosas para o conhecimento atual sobre a absorção e ação fotográfica dos raios X, e seu trabalho posterior demonstrou a relação entre a radiação X característica e a radiação corpuscular que a acompanha.
Ele também mostrou a aplicabilidade e a limitação da Teoria Quântica em relação à Radiação de Röntgen. Os resultados de suas descobertas estão registrados em vários artigos, os quais foram publicados principalmente no Transactions and Proceedings of the Royal Society. Sua reputação como pesquisador em Física era notável!
Barkla foi membro da Royal Society e recebeu vários títulos honorários, com destaque para sua nomeação como Bakerian Lecturer, em 1916, e o recebimento da Medalha Hughes, no ano seguinte.
Ele era casado, desde 1907, com Mary Esther, com quem teve dois filhos e uma filha. Seu filho mais novo, o tenente de voo Michael Barkla, era um brilhante estudioso, mas foi morto em ação, em 1943.
A principal recreação de Barkla era o canto. Ele tinha uma poderosa voz de barítono e foi membro do King's College Chapel Choir, de 1901 a 1902. Em seus últimos tempos, também praticou golfe. Charles Glover Barkla faleceu em sua casa, em Edimburgo, em 23 de outubro de 1944.
★ Edição: - atualizada em 09/09/2024.
★ Referências:
Charles Glover Barkla - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 07/09/2024.
Charles Glover Barkla - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 07/09/2024.
Artigos já publicados:
Nobéis de Física
Nobéis de Química
Voltar à página introdutória:
Ganhadores do Prêmio Nobel