Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Categoria: QUÍMICA

seta esquerda     1912     seta direita


FRANÇOIS AUGUSTE VICTOR GRIGNARD

&

PAUL SABATIER

"A Grignard, pela descoberta do reagente que leva seu nome e, a Sabatier, por seu método de hidrogenação de compostos orgânicos na presença de metais finamente desintegrados, trabalhos estes que promoveram um grande avanço da Química Orgânica.”


Reagente de Grignard

Normalmente, os reagentes de Grignard são escritos como R-Mg-X, mas, na verdade, o centro de magnésio (em verde) é tetraédrico, quando dissolvido em solventes básicos de Lewis, como mostrado aqui para o bis-aduto de cloreto de metilmagnésio e THF. [Imagem: Benjah-bmm27, domínio público, via Wikimedia Commons]


Paul Sabatier

Substâncias orgânicas são aquelas cujas moléculas contêm o elemento carbono. A natureza está repleta dessas substâncias - uma imensa e variada quantidade de compostos orgânicos.

Fazer a combinação (síntese) de substâncias orgânicas por meio de processos químicos (reações químicas) é tão importante para a Ciência quanto para contextos industriais.

Por volta de 1897, o químico francês Paul Sabatier (1854 - 1941) desenvolveu um método para fazer com que substâncias orgânicas absorvessem hidrogênio e formassem novos compostos orgânicos, usando como catalisador principalmente o níquel (mas também outros metais).

Esclarecendo: um catalisador é uma substância que facilita (acelera) uma reação química, sem que sejam integradas ao produto final. A reação que ocorre com a presença de um catalisador chama-se catálise.

O meticuloso trabalho de Sabatier e sua descoberta do uso de catalisadores de hidrogenação de metais divididos formaram as bases das indústrias de margarina, hidrogenação de óleo e metanol sintético.

Em 1900, outro químico francês, Victor Grignard (1871 - 1935), também criou um processo para combinar compostos orgânicos básicos de modo a obter outros mais complexos, fazendo com que átomos de carbono se ligassem uns aos outros. Seu método usa magnésio como reagente (a substância que ativa a reação química).

Grinard desenvolveu muitas outras aplicações imediatas de reagentes elegantes e simples, que estavam destinados a desempenhar um papel importantíssimio na síntese orgânica

Trabalhando de modo indenpendente, porém com objetivos semelhantes, os dois cientistas desenvolveram métodos que proporcionaram um grande avanço da Química Orgânica e trouxeram impulso à evolução da indústria química.

O impacto de seus trabalhos levou Grignard e Sabatier a serem escolhidos para dividir o Prêmio Nobel de Química de 1912: Paul Sabatier, pelo método de hidrogenação de compostos orgânicos na presença de metais finamente divididos como catalisadores; Victor Grignard, pela descoberta do chamado reagente de Grignard.


Reagente de Grignard
Fórmula representando uma reação de Grignard. Observe o magnésio (Mg) como reagente. R2 ou R3 podem ser hidrogênio. [Imagem: Innerstream, domínio público, via Wikimedia Commons]


Hidrogenação catalítica
Paul Sabatier descobriu a catálise seletiva e, assim, pôde desenvolver seu método de hidrogenação catalítica. A fórmula acima representa um exemplo do processo (hidrogenação do benzeno), sendo catalisador o níquel finamente desintegrado. [Imagem: Benjah-bmm27, domínio público, via Wikimedia Commons]


Breve biografia acadêmica

Paul Sabatier nasceu em Carcassonne, no sul da França, em 5 de novembro de 1854. Foi educado no Lycée local. Depois, preparou-se em Toulouse para, em 1874, ingressar na École Normale Supérieure, formando-se três anos depois como o primeiro da turma.

Em 1878, foi para o Collège de France como assistente do grande químico e político francês Berthelot, conquistando o grau de Doutor em Ciências em 1880, com uma tese sobre a termoquímica do enxofre e dos sulfatos metálicos.

Sabatier assumiu o comando dos cursos de Física na Faculdade de Ciências de Bordeaux até janeiro de 1882, quando aceitou posto similar na Universidade de Toulouse. Também foi responsável pelos cursos de Química em 1883 e foi nomeado Professor de Química em 1884, posição em que se manteve até sua aposentadoria, em 1930. Em 1905, ele já havia se tornado Reitor da Faculdade de Ciências.

Fiel a Toulouse, recusou muitas ofertas atraentes de outros lugares, inclusive um convite para suceder Henri Moissan (Nobel de Química de 1906) na Sorbonne, em 1908. Ao longo de sua carreira, Sabatier foi responsável por muitas pesquisas importantes para o avanço da Ciência, além de desenvolver o método que lhe rendeu o Nobel.

O trabalho de Sabatier é registrado com precisão em publicações de sociedades científicas. Seu livro mais importante, publicado pela primeira vez em 1913, é La Catalyse en Chimie Organique (Catálise em química orgânica).

Paul Sabatier recebeu muitos prêmios e honrarias ao longo da carreira. Casado e com quatro filhas, ele faleceu em 14 de agosto de 1941.

François Auguste Victor Grignard também nasceu na França, em Cherbourg, em 6 de maio de 1871, e frequentou escolas locais de 1883 a 1887.

Em 1889, ganhou uma bolsa na École Normale Spécial, em Cluny, mas a escola fechou depois de dois anos, devido a conflitos entre apoiadores dos métodos “clássico” e “moderno” de educação secundária. Então, ele foi para a Universidade de Lyon, vinculado à Faculté des Sciences.

Após cumprir serviço militar de 1892 a 1893, Grignard retornou a Lyon e obteve o grau de Licencié ès Sciences Mathématiques em 1894.. Em dezembro de 1894, assumiu um posto júnior na Faculté des Sciences, trabalhando com Louis Bouveault, e mais tarde foi promovido a préparateur. Dentre outros títulos, em 1901 chegou ao grau de Docteur ès Sciences de Lyons.

Grignard ocupou várias posições acadêmicas importantes, como professor de Química Orgânica. Em 1921, assumiu um cargo adicional como Diretor da École de Chimie Industrielle de Lyons, tornando-se membro do Conselho Universitário e, em 1929, tornou-se Reitor da Faculdade de Ciências.

Assim como Sabatier, Grignard realizou muitas outras pesquisas de suma importância para o avanço da Química Orgânica, além do trabalho que lhe rendeu o Prêmio Nobel. Ele chegou a 170 publicações científicas, dentre livros e artigos, obtendo várias premiações e títulos honorários.

Victor Grignard era casado e tinha um casal de filhos. Por ocasião de seu falecimento, em 13 de dezembro de 1935, havia mais de 6000 referências na literatura, sobre seus trabalhos com reagentes.



Próximo artigo:

Alfred Werner

ALFRED WERNER

Prêmio Nobel de Química - 1913

Por seu trabalho sobre a ligação de átomos em moléculas.


topo


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock