Galáxias do Conhecimento

Ganhadores do Prêmio Nobel


Símbolo da Química

Categoria: QUÍMICA

seta esquerda     1911     seta direita

MARIE SKLODOWSKA CURIE

"Em reconhecimento pelos serviços prestados ao avanço da Química, com a descoberta dos elementos rádio e polônio, isolamento do rádio e estudo da natureza deste notável elemento e seus compostos."

Marie Curie

Depois que o casal Marie e Pierre Curie identificaram pela primeira vez os elementos radioativos polônio e rádio, Marie Curie (1867 - 1934) continuou a investigar suas propriedades.

Foi assim que ela conseguiu, em 1910, isolar com sucesso o rádio, produzindo metal puro, o que sem sombra de dúvida provou a existência do novo elemento.

Esta notável física polonesa também documentou as propriedades dos elementos radioativos e seus compostos, os quais tornaram-se importantes como fontes de radiação, tanto em experimentos científicos quanto na área da Medicina, onde são utilizados no tratamento de tumores.

Assim, não apenas pelo significativo avanço proporcionado à Química como ciência pura, como também pelos benefícios práticos advindos de suas descobertas, Marie Curie foi laureada com o seu segundo Prêmio Nobel, na categoria Química.

Anteriormente, ela já havia sido premiada com o Nobel de Física de 1903, juntamente com seu marido Pierre e o físico francês Henri Becquerel.


Marie e Pierre Curie
O casal Curie trabalhando em laboratório, em 1904. [Foto: autor desconhecido, domínio público, via Wikimedia Commons]

A vida de Marie Curie

Marie (Sklodowska) Curie nasceu em Varsóvia, Polônia, em 7 de novembro de 1867, e recebeu sua educação básica em escolas locais e algum treinamento científico por parte de seu pai, que era professor de uma escola secundária.

Ela se envolveu em uma organização revolucionária estudantil e achou prudente deixar Varsóvia, naquela época localizada na parte da Polônia dominada pela Rússia, indo para a Cracóvia, que estava sob domínio austríaco.

Em 1891, foi para Paris, para continuar seus estudos na Sorbonne, onde obteve licenciatura em Física e Ciências Matemáticas, e conheceu Pierre Curie, professor da Faculdade de Física, em 1894. No ano seguinte, os dois se casaram.

Marie sucedeu o marido como Chefe do Laboratório de Física na Sorbonne. Ela obteve seu doutorado em 1903 e, após a trágica morte de Pierre, em 1906, assumiu seu lugar como Professora de Física Geral na Faculdade de Ciências, tendo sido esta a primeira vez que uma mulher ocupou o cargo. Ela também foi nomeada Diretora do Laboratório Curie, no Instituto de Rádio da Universidade de Paris, fundado em 1914.

Suas primeiras pesquisas, em parceria com seu marido, muitas vezes foram realizadas em condições difíceis, em arranjos laboratoriais precários, devido à condição financeira. Marie e Pierre tiveram que lecionar muito para ganhar a vida.

A descoberta da radioatividade por Henri Becquerel, em 1896, inspirou os Curie em suas brilhantes pesquisas, que levaram ao isolamento do polônio (nome dado em homenagem ao país de nascimento de Marie) e do rádio.

Marie Curie desenvolveu métodos para a separação de rádio a partir de resíduos radioativos em quantidades suficientes para permitir sua caracterização e o estudo minucioso de suas propriedades, em particular as terapêuticas.

Ao longo de sua vida, Marie promoveu ativamente o uso do rádio para aliviar o sofrimento de pessoas e, durante a Primeira Guerra Mundial, auxiliada por sua filha Iréne, dedicou-se pessoalmente a esse trabalho.

Ela sempre manteve o entusiasmo pela Ciência e fez de tudo para estabelecer um laboratório de radioatividade em sua cidade natal. Em 1929, o presidente Hoover, dos Estados Unidos, presenteou-a com 50 mil dólares, doados por amigos americanos da Ciência e destinados à compra de rádio para uso no laboratório de Varsóvia.

Mulher discreta, digna e modesta, Marie era tida em alta estima e admiração por cientistas de todo o mundo, e seu trabalho está registrado em vários artigos de periódicos científicos. Ela é autora dos livros Recherches sur les Substances Radioactives (Investigações sobre substâncias radioativas), de 1904, L'Isotopie et les Eléments Isotopes (Isotopia e elementos isotópicos) e do clássico Traité de radioactivité (Tratado sobre radioatividade), publicado em 1910.

A importância do trabalho de Marie Curie está refletida nos inúmeros prêmios a ela concedidos. Com muitos títulos honorários em ciências, Medicina e Direito, e outros como membro de sociedades científicas do mundo inteiro, ela também recebeu dois Nobéis: o de 1903, juntamente com seu marido e Becquerel, e o de 1911, por suas pesquisas com radioatividade. Em 1921, o presidente Harding, dos Estados Unidos, presenteou-a com um grama de rádio, em reconhecimento à sua enorme contribuição à Ciência.

A filha mais velha dos Curie, Iréne, casou-se com Frédéric Joliot em 1926, e eles foram ganhadores conjuntos do Nobel de Química em 1935. A filha mais nova, Eve, casou-se com o diplomata americano H. R. Labouisse. Ambos se interessaram profundamente por problemas sociais.

Labouisse, como Diretor do Fundo das Nações Unidas para a infância, recebeu em seu nome o Prêmio Nobel da Paz em Oslo, em 1965. Eve é autora de uma famosa biografia de sua mãe, intitulada Madame Curie, publicada em 1938, em Gallimard, Paris, e traduzida para vários idiomas.

Marie Curie faleceu em Savoy, na França, após um curto período de doença, em 4 de julho de 1934, aos 66 anos.


Premiações

  • Medalha Davy (em 1903, com seu marido Pierre);
  • Medalha Matteucci (em 1904, com Pierre);
  • Prêmio Actoniano (1907);
  • Medalha Elliott Cresson (1909);
  • Medalha Franklin (1921);
  • Prêmio Nobel de Física de 1903 (com Becquerel e Pierre);
  • Prêmio Nobel de Química de 1911.

Diploma Marie Curie
O Prêmio Nobel consiste de uma medalha, uma grande quantia em dinheiro e uma diplomação. Acima, o diploma recebido por Marie Curie em 1911. Clique sobre a imagem para vê-la expandida. [Foto: Nobel Fundation, domínio público, via Wikimedia Commons]


★ Edição: Mauro Mauler - Artigo originalmente publicado em 04/08/2024; revisto e atualizado em 23/08 e 20/12/2024.
★ Baseado em conteúdos traduzidos e adaptados de:
 Marie Curie - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 04/08/2024.
 Marie Curie - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 28/07/2024.
 Marie Curie - Nobel diploma. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 08/08/2024.



Próximo artigo:

Grignard & Sabatier

VICTOR GRIGNARD & PAUL SABATIER

Prêmio Nobel de Química - 1912

A Grignard, pela descoberta do reagente que leva seu nome e, a Sabatier, por seu método de hidrogenação de compostos orgânicos na presença de metais finamente desintegrados.


topo


GOSTOU DO SITE? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook    Whatsapp






Cometa    SiteLock