Ganhadores do Prêmio Nobel
Categoria: FÍSICA
GUGLIELMO GIOVANNI MARIA MARCONI
& KARL FERDINAND BRAUN
No final da década de 1880, um tipo de radiação até então desconhecido foi descoberto: as ondas de rádio. Elas são da mesma natureza que a luz visível (radiação eletromagnética), porém com um comprimento de onda bem maior.
Muitos físicos e técnicos passaram a investigar se essas ondas poderiam ser usadas para transmitir sinais, até que, em 1895, o físico e inventor italiano Guglielmo Marconi (1874 - 1937) conseguiu utilizá-las para enviar sinais a uma distância de vários quilômetros.
Nos anos seguintes, Marconi continuou aperfeiçoando a tecnologia, atingindo ainda mais alcance. Estavam lançadas as bases para o desenvolvimento da telegrafia sem fio (também chamada de radiotelegrafia, pelo uso das ondas de rádio).
Trabalhando de modo independente, o físico alemão Ferdinand Braun (1850 - 1918) contribuiu para esta evolução de diversas maneiras. No final da década de 1890, ele desenvolveu a eletrônica dos transmissores, para reduzir o enfraquecimento dos sinais e as interrupções entre diferentes transmissores.
Por tais avanços, que vieram a revolucionar as tecnologias de comunicação por telégrafo e rádio, os dois cientistas dividiram o Nobel de Física de 1909.
Os telégrafos sem fio constituíram uma tecnologia estrategicamente importante durante as guerras mundiais, e também foi muito utilizada comercialmente na primeira metade do século XX. Tornou-se ultrapassada a partir do advento da possibilidade de transmissão de áudio por rádio. Entretanto, ainda está presente em finalidades específicas e é popular entre radioamadores, além de ser ensinada a militares, para uso em casos de emergência.
O código Morse internacional
A radiotelegrafia utiliza uma linguagem de "pulsos", que podem ser transmitidos de várias maneiras, representando pontos e traços em sequência, os quais formam um texto, normalmente em código Morse. O sistema foi desenvolvido em 1837 pelo físico, inventor e pintor norte-americano Samuel Morse (1791 - 1872).
[Imagem (adaptada): domínio público, via Wikimedia Commons.]
Breve biografia acadêmica
Guglielmo Marconi nasceu em Bolonha, na Itália, em 25 de abril de 1874. Ele recebeu educação particular em Bolonha, Florença e Livorno. Desde criança muito interessado por ciências físicas, estudou os trabalhos de Maxwell, Hertz, Righi, Lodge e outros.
Iniciou seus experimentos de laboratório na propriedade rural de seu pai, em Pontecchio, onde conseguiu enviar sinais sem fio a uma distância de 2,5 km.
Em 1896, Marconi levou seu aparelho para a Inglaterra, onde recebeu a primeira patente mundial para um sistema de telegrafia sem fio. Em 1897, fundou a The Wireless Telkegraph & Signal Company Limited (renomeada, em 1900, como Marconi's Wireless Telegraph Company Limited).
Aperfeiçoando a tecnologia, ele estabeleceu comunicação sem fio entre França e Inglaterra, em 1899, através do Canal da Mancha. Ele também ergueu estações permanentes em The Needles, Ilha de Wight, Bournemouth e, mais tarde, no Haven Hotel, Poole, Dorset.
Em 1900, ele obteve sua famosa patente nº 7777 para telegrafia sintonizada ou sintônica e, em dezembro de 1901, determinado a provar que as ondas não eram afetadas pela curvatura da Terra, usou seu sistema para transmitir os primeiros sinais através do Atlántico, entre Poldhu, Cornwall e St. John1s, Newfoundland, alcançando a distância aproximada de 3400 km.
Em 1907, os trabalhos de Marconi culminaram na abertura do primeiro serviço comercial transatlântico, entre Glace Bay e Clifden, na Irlanda. Ele patenteou, entre 1902 e 1912, muitas novas invenções, relacionadas às tecnologias de transmissão, aperfeiçoando-as cada vez mais e consolidando conexões entre diversas importantes localidades.
Em 1914 tornou-se Tenente no Exército Italiano, depois promovido a Capitão e, em 1916, foi transferido para a Marinha, no posto de Comandante. Foi premiado com a Medalha Militar Italiana em 1919, em reconhecimento a seus serviços de guerra.
As pesquisas e testes realizados por Marconi, durante seus serviços militares, levaram ao estabelecimento do sistema de feixes para comunicação de longa distância. A primeira estação de transmissão usando esse sistema foi inaugurada em 1926, ligando a Inglaterra e o Canadá, e outras estações foram acrescentadas no ano seguinte.
Seus trabalhos com ondas mais curtas resultaram na abertura, em 1932, da primeira ligação radiotelefônica por micro-ondas do mundo, entre o Vaticano e a residência de verão do Papa, em Castel Gandolfo. Dois anos depois, ele apresenteou seu radiofarol de micro-ondas para navegação naval e, em 1935, na Itália, deu uma demonstração prática dos princípios do radar.
Guglielmo Marconi recebeu doutorados honorários de diversas universidades e muitas outras honrarias e prêmios internacionais, além do Nobel de Física, e veio a falecer em Roma, em 20 de julho de 1937.
O "companheiro" de Prêmio Nobel de Marconi, Ferdinand Braun, nasceu em 06 de junho de 1850, em Fulda, Alemanha, onde foi educado na escola secundária local. Ele estudou nas Universidades de Marburg e Berlim e formou-se em 1872, com um artigo sobre oscilações de cordas elásticas.
Após trabalhar como assistente do professor Quincke na Universidade de Würzburg, tornou-se professor, em 1874, no Ginásio St. Thomas, em Leipzig. Depois, foi professor de Física na Universidade de Marburg (a partir de 1876), Universidade de Estrasburgo (1880), Technische Hochschule, em Karlsruhe (1883) e, finalmente, foi convidado pela Universidade de Tübingem, em 1885. Dez anos depois, regressou a Estrasburgo como Diretor do Instituto de Física.
As obras mais importantes de Braun foram na área de eletricidade. Ele introduziu o circuito fechado de oscilação na telegrafia sem fio e foi um dos primeiros a enviar ondas elétricas em direções definidas. Em 1902, conseguiu receber mensagens direcionadas por meio de antenas de feixe inclinado. Seus artigos sobre a telegrafia sem fio foram publicados em 1901, na forma de um folheto sob o título (traduzido) Telegrafia sem fio através da água e do ar.
Ferdinand Braun passou os últimos anos de sua vida nos Estados Unidos, onde faleceu em 20 de abril de 1918.
★ Edição: - atualizada em 26/07/2024.
★ Referências:
MLA style: Guglielmo Marconi - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 08/07/2024.
MLA style: Guglielmo Marconi - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024. Acesso em 08/07/2024.
MLA style: Ferdinand Braun - Facts. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024.. Acesso em 08/07/2024.
MLA style: Ferdinand Braun - Biographical. NobelPrize.org. Nobel Prize Outreach AB 2024.. Acesso em 08/07/2024.
Próximo artigo:
Prêmio Nobel de Física - 1910
Artigos já publicados:
Nobéis de Física
Nobéis de Química
Voltar à página introdutória:
Ganhadores do Prêmio Nobel